Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Experiência inicial de um novo centro no Brasil na abordagem híbrida para a síndrome de hipoplasia do coração esquerdo / Hybrid approach for treatment of the hypoplastic left heart syndrome: initial experience of a new center in Brazil

Hincapie, Maurício Jaramillo; Beck, Leonardo Cogo; Afiune, Cristina Camargo; Diniz, Juliana Duarte; Atik, Fernando Antibas; Afiune, Jorge Yussef; Canêo, Luiz Fernando.
Rev. bras. cardiol. invasiva ; 17(3): 369-377, jul.-set. 2009. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-535097

Objetivo:

Apresentar os resultados iniciais com o emprego do procedimento híbrido na síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE).

Método:

Oito pacientes com SHCE foram submetidos ao primeiro estágio do procedimento. As indicações foram preferência do grupo em quatro (50%) pacientes, infecção sistêmica em evolução em dois (25%), disfunção ventricular grave em um (12,5%) e lesão encefálica grave com hipertensão pulmonar em um (12,5%).

Resultados:

Três (37,5%) pacientes morreram no primeiro estágio, dois (25%) foram submetidos ao segundo estágio, e nenhum foi submetido ao terceiro estágio. Três (37,5%) crianças aguardam o segundo estágio, e duas delas estão internadas, uma por insuficiência respiratória grave e infecção sistêmica e outra pós-atriosseptostomia com colocação de stent, evoluindo com infecção pulmonar. Reintervenções foram necessárias em 50% dos casos, em dois deles mais de uma vez (atriosseptostomias por balão em três e colocação de stent na comunicação interatrial em um). O tempo médio de ventilação no primeiro estágio foi de 585 horas e de internação na unidade de terapia intensiva, de 32 dias. Duas crianças já oram submetidas ao segundo estágio e ambas morreram morte súbita em uma e durante dilatação da artéria pulmonar esquerda por estenose residual em outra...
Biblioteca responsable: BR44.1