Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Pesquisa de marcadores de trombofilia em eventos trombóticos arteriais e venosos: registro de 6 anos de investigação / Research on thrombophilic factors in arterial and venous thrombotic events: a 6-year investigation register

Marques, Marcos Arêas; Silveira, Paulo Roberto Mattos da; Ristow, Arno von; Gress, Marcus; Vescovi, Alberto; Massière, Bernardo; Cury Filho, José Mussa.
J. vasc. bras ; 8(3): 225-231, set. 2009. ilus, tab, graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-535589

CONTEXTO:

Os autores apresentam uma análise epidemiológica sobre a investigação de marcadores de trombofilia em pacientes que apresentaram eventos trombóticos arteriais e/ou venosos acompanhados no Departamento de Angiologia e de Cirurgia Vascular do CENTERVASC no período de janeiro de 2001 a janeiro de 2007.

OBJETIVO:

Avaliar a prevalência de marcadores de trombofilias congênitas ou adquiridas nos eventos trombóticos venosos e/ou arteriais.

MÉTODOS:

Entre janeiro de 2001 e janeiro de 2007, 224 pacientes com eventos trombóticos venosos e/ou arteriais foram submetidos a uma rotina de investigação quanto à presença ou não de marcadores de trombofilia, independentemente da idade e história familiar dos pacientes, topografia do evento e presença ou ausência de fatores trombogênicos extrínsecos.

RESULTADOS:

Foram detectados marcadores de trombofilia em 112 pacientes (50 por cento dos casos). Nestes, observou-se de modo predominante a positividade para anticorpos antifosfolipídios, anticardiolipina e/ou anticoagulante lúpico (39 casos), bem como a presença do fator V de Leiden (43 casos). O sistema venoso foi significativamente o mais acometido, e a ocorrência associada com condições trombogênicas extrínsecas esteve presente em 56 (50 por cento) dos portadores de marcadores de trombofilias.

CONCLUSÕES:

A presença de marcadores de trombofilia nos pacientes com eventos trombóticos, venosos e/ou arteriais, independentemente da faixa etária ou da existência de fatores extrínsecos associados, foi significativa.
Biblioteca responsable: BR44.1