Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Depressão pós-AVC: aspectos psicológicos, neuropsicológicos, eixo HHA, correlato neuroanatômico e tratamento: [revisão] / Post-stroke depression: psychological, neuropsychological, HHA axis, localization of stroke aspects and treatment: [review]

Terroni, Luisa de Marillac Niro; Mattos, Patricia Ferreira; Sobreiro, Matildes de Freitas Menezes; Guajardo, Valeri Delgado; Fráguas, Renério.
Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) ; 36(supl.3): 100-108, 2009.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-538487

CONTEXTO:

A depressão pós-AVC (DPAVC) possui uma prevalência elevada. Apesar disso, ela é pouco detectada e tratada. Muitos fatores de risco e repercussões negativas na recuperação dos pacientes estão associados à DPAVC.

OBJETIVO:

Revisar alguns aspectos da DPAVC como qualidade de vida, prejuízos cognitivos, eixo HHA, localização do AVC e tratamento.

MÉTODOS:

Pesquisa dos últimos 10 anos da base de dados MedLine/PubMed usando as palavras-chave post-stroke depression, stroke, quality of life, hypercortisolism, cogntitive dysfunction e treatment.

RESULTADOS:

A prevalência de DPAVC é de 23 por cento a 60 por cento. Há poucos estudos sobre a incidência de DPAVC. A DPAVC está associada a pior prognóstico e evolução, agravo das disfunções cognitivas e redução da qualidade de vida. O hipercortisolismo está associado à DPAVC que ocorre tardiamente ao AVC. AVC em gânglios da base, região frontal esquerda e estruturas do circuito prefrontosubcortical está relacionado à frequência e à gravidade da DPAVC.

CONCLUSÕES:

É necessário melhoria na metodologia dos estudos para maior esclarecimento sobre a fisiopatologia da incidência da DPAVC. Programas objetivando o aumento das taxas de detecção dos pacientes deprimidos se fazem necessários inclusive para a redução dos impactos negativos na recuperação desses pacientes.
Biblioteca responsable: BR66.1