Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Correlação clínica e radiológica de pacientes portadores de dor lombar crônica com a discografia / Correlación de la clínica y radiología de pacientes portadores de dolor lumbar crónico con la discografia / Clinical and radiological correlation in patients with low back pain submitted a discography

Vialle, Emiliano Neves; Vialle, Luiz Roberto Gomes; Gusmão, Mauricio Santos; Henao, Juan Esteban Suarez; Rangel, Túlio Albuquerque de Moura; Moron, Rubem Cardenas.
Coluna/Columna ; 8(1): 43-48, jan.-mar. 2009. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-538657
Correlacionar dados clínicos e de imagem com resposta à discografia em pacientes portadores de dor lombar crônica.

MÉTODOS:

análise prospectiva de 33 discografias em 20 pacientes portadores de dor lombar crônica. A avaliação constou de exame clínico e radiológico por meio de um protocolo contendo dados da anamnese, VAS, Oswestry e achados da ressonância magnética.

RESULTADOS:

dos 33 discos examinados, 14 exames foram positivos e 19 negativos. A média de idade dos pacientes com discografia positiva foi de 40,7 anos e para discografia negativa foi de 43,14 anos. Os pacientes com dor lombar associada à ciática tiveram discografia positiva em 87,5 por cento dos casos, enquanto pacientes com apenas lombalgia, 50 por cento (p=0,008). A positividade da discografia foi de 88,9 por cento para pacientes com mais de quatro episódios, enquanto entre um a quatro episódios tiveram positividade de 50 por cento (p=0,004). A Escala Visual Analógica (EVA) média e a avaliação conforme a escala de Oswestry não diferiram de modo significativo. Em relação à ressonância magnética, foi evidenciada uma positividade de 80 por cento nos discos com HIZ (High Intesity Zone) (p=0,045) e de 75 por cento nos discos com alterações de Modic9 (p=0,083). O endpoint foi avaliado como com ou sem resistência á injeção intradiscal, e os exames com resistência tiveram menor positividade (31,58 por cento, p=0,0143).

CONCLUSÃO:

pacientes com queixa principal de dor lombar associada à ciática, que tiveram mais de quatro agudizações associados a presença de HIZ na ressonância magnética têm maior incidência de positividade na discografia. Na discografia, endpoint com resistência tem maior associação com incidência de discos assintomáticos. Mesmo sem demonstrar diferença estatisticamente significante, existe uma forte associação entre alterações tipo Modic9 com discografia positiva.
Biblioteca responsable: BR15.3