Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Determinação dos fatores de recuperação do 111In e do 99mTc na quantificação de atividade com imagens SPECT / Determination of 111In and 99mTc recovery in the quantification of activity with SPECT imaging

Pereira, Jucilene Maria; Forrester, Joey W; Guimarães, Maria Inês C. C; Lima, Fernando Roberto de Andrade; Stabin, Michael Gregory.
Radiol. bras ; 43(1): 47-51, jan.-fev. 2010. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-542689

OBJETIVO:

Determinar, experimentalmente, os coeficientes de recuperação do 111In e do 99mTc usando imagens SPECT.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Quatro diferentes concentrações de 111In e de 99mTc foram usadas para quantificar a atividade em esferas de diferentes tamanhos. As imagens foram obtidas com um equipamento híbrido SPECT/CT, com dois detectores. A reconstrução das imagens foi realizada usando o método iterativo ordered subset expectation maximization (OSEM). A correção de atenuação foi realizada com o uso de um mapa de atenuação e a correção de espalhamento foi realizada usando a técnica das janelas de energia.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que o efeito do volume parcial foi observado de forma mais significativa para as esferas com volume < 6 ml. Para o 111In, os resultados mostram uma dependência com relação às concentrações usadas nas esferas e ao nível de background usado. Para o 99mTc, pôde-se observar uma tendência à subestimação dos resultados quando os níveis mais altos de background foram utilizados.

CONCLUSÃO:

É necessário usar os fatores de correção para compensar o efeito do volume parcial em objetos com volume < 6 ml para ambos os radionuclídeos. A subtração das contagens espúrias presentes nas imagens SPECT foi o fator que mais influenciou na quantificação da atividade nessas esferas.
Biblioteca responsable: BR734.1