Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estereoeletroencefalografia na era da cirurgia guiada por imagem / Stereoelectroencephalography in the era of imaging guide surgery

Centeno, Ricardo Silva; Yacubian, Elza Márcia Targas; Caboclo, Luis Otávio Sales Ferreira; Carrete Júnior, Henrique; Hamad, Ana Paula Andrade; Ferraz, Fernando Antônio Patriani; Cavalheiro, Sérgio.
J. epilepsy clin. neurophysiol ; 15(4): 178-183, dez. 2009. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-545424

INTRODUÇÃO:

A estereoeletroencefalografia (E-EEG), conforme introduzida na década de 50 por Talairach, é um método invasivo de análise tridimensional da zona epilpeptogênica, baseado na técnica de implantação intracraniana de eletrodos de profundidade (EP). O advento das modernas técnicas de cirurgia guiadas por imagem revolucionaram a técnica de implantação dos EP.

OBJETIVO:

O objetivo deste artigo é discutir os princípios da E-EEG e sua evolução, desde a era Talairach até a era atual, da cirurgia guiada por imagem, e suas perspectivas futuras.

CONCLUSÕES:

Embora os princípios gerais da E-EEG tenham permanecidos intactos ao longo dos anos, a implantação de EP, que é a técnica cirúrgica que viabiliza este método, sofreu uma tremenda evolução ao longo das últimas três décadas devido ao advento das modernas técnicas de imagem, de sistemas de computação e das novas técnicas estereotáxicas. O uso de sistemas robotizados, a evolução constante das técnicas de imagem e computação e a utilização de EP com sondas para micro diálise associados a si, abre no futuro uma enorme perspectiva para a aplicação dos EP e da E-EEG, tanto para uso investigativo como terapêutico. A descoberta de novos alvos, em localizações profundas e a fabricação de eletrodos "inteligentes", poderá incrementar, num futuro próximo, a necessidade do uso deste método.
Biblioteca responsable: BR16.1