Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Resultados imediatos e tardios da valvoplastia mitral percutânea em pacientes com estenose mitral / Immediate and late results of percutaneous mitral valve repair in patients with mitral stenosis

Cardoso, Luiz Francisco; Ayres, Carlos Vinetou; Bento, André Moreira; Tarasoutchi, Flávio; Vieira, Marcelo Luiz; Grinberg, Max.
Arq. bras. cardiol ; 94(3): 406-413, mar. 2010. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-545830
FUNDAMENTO A análise dos resultados imediatos e a longo prazo da valvoplastia mitral por catéter-balão (VMCB) ainda são escassos na literatura, principalmente no contexto nacional.

OBJETIVO:

Avaliar os resultados imediatos e tardios dos pacientes submetidos à VMCB.

MÉTODO:

330 pacientes consecutivos foram seguidos por 47 ± 36 meses (até 126 meses). Análises univariadas e multivariadas avaliaram os fatores relacionados ao sucesso do procedimento, à reestenose e aos eventos tardios (morte ou necessidade de nova intervenção na valva mitral). O método de Kaplan-Meier estimou a sobrevida livre de eventos.

RESULTADOS:

Houve sucesso do procedimento em 305 (92,4 por cento). A anatomia valvar mitral foi o principal preditor de sucesso imediato do procedimento. Durante o seguimento, a reestenose ocorreu em 77 (23,3 por cento) pacientes e esteve associada a menor área valvar mitral e maior calcificação antes do procedimento. Ocorreram 67 eventos em um tempo médio de seguimento de 38 ± 26 meses. A probabilidade de sobrevida livre de eventos foi de 95 por cento em 1 ano, 75 por cento aos 5 anos e 61 por cento aos 10 anos. Os preditores de sobrevida livre de eventos foram idade, escore ecocardiográfico e resultado imediato do procedimento.

CONCLUSÃO:

A VMCB é um procedimento efetivo, sendo que mais de 60 por cento dos pacientes estiveram livres de eventos ao final do seguimento. A condição anatômica da valva mitral e a idade do paciente foram os melhores preditores da sobrevida livre de eventos e devem ser levados em consideração na seleção dos pacientes para VMCB.
Biblioteca responsable: BR1.1