Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Caracterização da resposta a testes cutâneos de hipersensibilidade tardia em pacientes internados na UTI / Characterization of the response to the delayed hypersensitivity: skin tests in ICU patients

Tarkieltaub, Elcio; Forte, Daniel N; Forte, Wilma C. N.
Rev. bras. alergia imunopatol ; 32(6): 232-236, nov.-dez. 2009.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-547567
Infecções hospitalares estão entre as principais complicações associadas a óbito em Unidade de Terapia Intensiva(UTI). Entretanto, existem poucas ferramentas validadas em UTI para tentar caracterizar o risco de tais complicações.

Objetivo:

Caracterizar a resposta a testes cutâneos de hipersensibilidade tardia no momento da admissão de pacientes em UTI, relacionando-a ao desenvolvimento de infecção hospitalar. Pacientes e

métodos:

Foram analisadas as respostas dos testes cutâneos (pápulas formadas) para quatro antígenos PPD, candidina, tricofitina e estreptoquinase em 78 pacientes, à admissão em UTI. Os pacientes foram divididos em três grupos A) sem infecção na admissão e durante a internação; B)sem infecção na admissão e que desenvolveram infecção durante a internação; C) infecção diagnosticada na admissão. Foram ainda divididos em eutróficos, obesos e desnutridos.

Resultados:

Tanto pacientes que desenvolveram infecção na UTI (24 pacientes) quanto aqueles que já apresentavam infecção à admissão (15 pacientes) apresentaram menor positividade dos testes ao PPD (1,75 e 0,53mm) e à candidina (1,45 e 1,06mm), quando comparados a 34 pacientes que nãodesenvolveram infecção (4,97 para PPD e 4,74mm para candidina)(p<0,05). Observou-se ainda que os 40 desnutridos apresentaram menor positividade à candidina (1,91mm) quando comparados aos 21 eutróficos (3,17mm) (p<0,05).

Conclusão:

Observamos que pacientes com diagnóstico de infecção à internação em UTI e os que evoluíram para infecção na UTI apresentaram uma menor resposta aos testes cutâneos de hipersensibilidade tardia ao PPD e à candidina. Acreditamos que a aplicação dos testes cutâneos possa ser uma ferramenta útil na avaliação de risco de infecção hospitalar em UTI.
Biblioteca responsable: BR32.1