Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Reprodutibilidade do teste de 1-RM em indivíduos com doença arterial obstrutiva periférica / Reproducibility of the 1-RM test in individuals with peripheral obstructive arterial disease

Dias, Raphael Mendes Ritti; Cucato, Gabriel Grizzo; Câmara, Lucas Caseri; Wolosker, Nelson.
Rev. bras. med. esporte ; 16(3): 201-204, maio-jun. 2010. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-551080

INTRODUÇÃO:

Indivíduos com doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) apresentam atrofia muscular e redução da força de membros inferiores que, por sua vez, estão associadas às limitações na capacidade funcional. Consequentemente, a mensuração da força muscular pode ser útil na identificação dos níveis de força muscular e para monitorar as alterações na força em programas de intervenção.

OBJETIVO:

Analisar a reprodutibilidade do teste de uma repetição máxima (1-RM) em indivíduos com DAOP.

Métodos:

Fizeram parte da amostra 26 indivíduos com DAOP e sintomas de claudicação intermitente. Os indivíduos realizaram quatro sessões de teste de 1-RM no exercício extensão de joelhos unilateral, no membro com maior índice tornozelo-braço (ITB) e no membro com menor ITB.

RESULTADOS:

A força máxima aumentou significantemente da primeira para a segunda sessão de teste nos dois membros (4,1 ± 14,3 por cento na perna com menor ITB e 5,9 ± 13,1 por cento na perna com maior ITB). A análise dos limites de concordância revelou que, nos dois membros, as maiores diferenças médias e os maiores limites de concordância foram observados quando comparadas as sessões 1 e 2.

CONCLUSÃO:

A medida acurada da força máxima usando o teste de 1-RM, no exercício extensão de joelhos, em indivíduos com DAOP e sintomas de claudicação intermitente, é obtida quando duas sessões de testes de 1-RM são realizadas.
Biblioteca responsable: BR14.1