Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Alterações nos parâmetros pré e pós-operatórios de pacientes com síndrome metabólica, submetidos a Bypass gastrointestinal em Y de Roux / Changes in the pre- and postoperative parameters in metabolic syndrome patients submitted to Roux-en-Y gastric bypass

Nassif, Paulo Afonso Nunes; Lopes, Andre Donato; Lopes, Gabriel Lima; Martins, Priscila Reis; Pedri, Lucas Eduardo; Varaschim, Michelle; Bopp, Denise Serpa.
ABCD (São Paulo, Impr.) ; 22(3): 165-170, jul.-set. 2009. tab
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-551665
RACIONAL A epidemia mundial de sobrepeso e obesidade afeta aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas, havendo aumento nos casos de obesidade mórbida de 80 por cento para mulheres e de 400 por cento para homens desde 1970. A síndrome metabólica é transtorno complexo relacionado com resistência à insulina e obesidade abdominal, provocando alterações no metabolismo da glicose em vários tecidos e hiperinsulinemia.

OBJETIVO:

Verificar as alterações nos parâmetros pré e pós-operatórios em pacientes obesos mórbidos com síndrome metabólica, submetidos a bypass gastrointestinal em Y de Roux.

MÉTODO:

Casuística de 74 pacientes obesos, que apresentavam síndrome metabólica e submetidos a procedimento cirúrgico. Foram avaliados, além do IMC, a relação cintura-quadril, pressão arterial, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, glicemia de jejum no pré-operatório e no 1º e 4º meses de pós-operatório. Para variáveis que apresentaram simetria na sua distribuição, foi usado o teste t de Student para amostras pareadas. Para variáveis com distribuição assimétrica, foi usado o teste não-paramétrico de Wilcoxon. Valores de P<0,05 indicaram significância estatística.

RESULTADOS:

Obteve-se redução no 1º mês do pós-operatório no peso de 7,96 por cento, IMC de 8 por cento, relação cintura/quadril de 1,35 por cento, colesterol total de 17,95 por cento, HDL de 14,5 por cento, LDL de 15,31 por cento, TAG's de 30,29 por cento e glicemia de 9,75 por cento; no 4º mês, observou-se redução no peso de 14,94 por cento, IMC de 20,08 por cento, relação cintura/quadril de 5,96 por cento, colesterol total de 21,27 por cento, HDL de 3,53 por cento, LDL de 23,72 por cento, TAG's de 29,6 por cento e na glicemia de 10,34 por cento.

CONCLUSÃO:

Os parâmetros avaliados neste estudo tiveram melhora estatisticamente significante, com exceção do HDL-colesterol.
Biblioteca responsable: BR1.1