Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Alterações ósseas em lactentes com sífilis congênita / Bone changes in infants with congenital syphilis

Moreira-Silva, Sandra F; Prebianchi, Patricia A; Dias, Carolina F; Akel Júnior, Akel N; Dalvi, Ludmila G; Frauches, Diana O.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 21(4): 175-178, 2009. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-552501

Introdução:

a sífilis causa morbidade na vida intrauterina, desfechos negativos em mais de 50% dos casos e complicações nos nascidos vivos. Lesões ósseas são frequentes na sífilis congênita (SC), ocorrendo em 70 a 100% dos casos.

Objetivo:

relatar casos de dez lactentes com diagnóstico de SC precoce e alterações ósseas ao exame radiológico de ossos longos, acompanhados no Serviço de Infectologia do HINSG. Relato dos casos dez lactentes apresentaram lesões ósseas, entre crianças internadas com SC no HINSG, seis do sexo feminino e quatro do masculino. Metade era proveniente da Grande Vitória, três do interior e dois da Bahia. Dois tinham menos de 1 mês de vida. Seis das mães fizeram pré-natal, três tiveram o diagnóstico de sífilis na gestação e apenas uma foi adequadamente tratada. Duas crianças apresentaram osteomielite, sendo uma com lesão lítica na tíbia e as demais tiveram periostite. Mais de um osso foi afetado em seis lactentes. Os ossos mais afetados foram tíbia (7/10), fêmur (6/10), úmero (5/10), rádio (2/10) e ulna (2/10). Sintoma comum entre todos foi choro frequente ao movimento de membros superiores ou inferiores, motivo de as mães terem procurado o serviço médico. Discussão alterações radiológicas são importantes no diagnóstico de SC. Neste estudo, 60% das mães fizeram pré-natal, uma foi tratada corretamente e nenhuma das crianças foi diagnosticada e tratada logo após o nascimento, somente recebendo medicação adequada após o diagnóstico no nosso serviço. Alterações radiológicas da SC podem acontecer em tempo variado após a instalação da infecção. Podem ocorrer diferentes lesões, que incluem lesões da SC precoce osteomielite diafisária, osteítes e periostite. Osteocondrite afeta áreas da cartilagem em crescimento. Lesões da SC tardia são severas, podem causar deformidades físicas e fratura patológica na criança, necrose de osso e osteólise no adulto e, às vezes associam-se a infecção piogênica ou difusão para tecidos adjacentes, com formações de fístulas cutâneas indolores.
Biblioteca responsable: BR1.1