Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aspectos nutricionais e prevalência de lesões intraepiteliais cervicais de uma coorte de mulheres referenciadas a um pólo de atenção para câncer ginecológico no Rio de Janeiro / Nutritional aspects and prevalence of cervical intraepithelial lesions from a cohort of women referred to a center of attention for gynecological cancer in Rio de Janeiro

Parreira, Viviane Gomes.
Rio de Janeiro; s.n; 2009. 73 p. tab, graf.
Tesis en Portugués | LILACS | ID: lil-554094

Introdução:

O câncer de colo de útero é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres em todo o mundo, tendo como o principal fator de risco, o Papillomavirus Humano (HPV), do tipo oncogênico. Diversos estudos internacionais sugerem que os fatores nutricionais têm um importante papel na redução do risco de lesões intraepiteliais cervicais.

Objetivos:

Os objetivos foram a) Determinar o padrão dietético das mulheres com lesões precursoras do câncer de colo do útero em uma coorte referenciada a um pólo de atendimento para câncer ginecológico no período de outubro de 2004 à maio de 2006; b) Caracterizar a coorte de mulheres segundo a distribuição das variáveis epidemiológicas (idade, escolaridade, tabagismo, uso de pílula anticoncepcional, índice de massa corporal) e clínica (citologia); c) Determinar as razões de prevalência (RP) entre lesão intraepitelial de baixo e alto grau e as variáveis nutricionais.

Metodologia:

Foi realizado um estudo observacional exploratório para determinação dos padrões dietéticos em uma coorte de mulheres com lesões intraepiteliais de colo do útero. Para avaliar a freqüência usual do consumo alimentar foi utilizado um Questionário de Freqüência Alimentar validado de 27 itens validado. As relações entre lesão intraepitelial de baixo e alto grau e as variáveis independentes (nutricionais) foram exploradas por razões de prevalência (RP) com intervalos de confiança (IC) de 95%. Procedeu-se a análise fatorial para a determinação dos padrões alimentares.

Resultados:

A coorte de estudo foi composta por 267 pacientes. A média de idade foi de 34,9 anos e a mediana de 32 anos. A prevalência de tabagismo atual ou no passado foi de 42,5% e 79,8% das mulheres relataram uso atual de contraceptivos orais. Em relação ao Índice de Massa Corporal, 45,3% foram classificadas como sobrepeso ou obesidade (> 24,9 Kg/m2).Mulheres com maior tercil de consumo de carne vermelha apresentaram 62 por cento de risco de apresentar lesão...
Biblioteca responsable: BR526.1
Ubicación: BR526.1; R616.994098153, P258a