Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Consenso brasileiro em transplante de células-tronco hematopoéticas: comitê de hemoglobinopatias / Brazilian consensus meeting on stem cell transplantation: hemoglobinopathies comittee

Simões, Belinda P; Pieroni, Fabiano; Barros, George M. N; Machado, Clarisse L; Cançado, Rodolfo D; Salvino, Marco Aurélio; Angulo, Ivan; Voltarelli, Julio Cesar.
Rev. bras. hematol. hemoter ; 32(supl.1): 46-53, maio 2010. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-554161
Os distúrbios hereditários das hemoglobinas são as doenças genéticas mais frequentes do homem e mais difundidas no mundo, abrangendo sobretudo continentes como África, Américas, Europa e extensas regiões da Ásia. Estima-se que haja 270 milhões de portadores de hemoglobinopatias no mundo, dos quais 80 milhões são portadores de talassemia. Aproximadamente 60 mil crianças nascem anualmente no mundo com talassemia e 250 mil com anemia falciforme, dando uma frequência de 2,4 crianças afetadas para cada 1.000 nascimentos. No Brasil, a doença falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum, estimando-se que haja entre 20 a 30 mil pacientes portadores desta doença. O transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico (TCTH alo) é atualmente a única modalidade terapêutica capaz de curar pacientes com hemoglobinopatias. Neste artigo discutiremos os dados disponíveis na literatura e sugerimos os critérios para a indicação do TCTH nas hemoglobinopatias.
Biblioteca responsable: BR408.1