Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da capacidade de exercício em adolescentes asmáticos e saudáveis / Assessment of exercise capacity among asthmatic and healthy adolescents

Basso, Renata P; Jamami, Mauricio; Pessoa, Bruna V; Labadessa, Ivana G; Regueiro, Eloisa M. G; Di Lorenzo, Valéria A. P.
Braz. j. phys. ther. (Impr.) ; 14(3): 252-258, May-June 2010. tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-555144

OBJETIVOS:

Comparar o desempenho físico e as respostas obtidas nos testes de caminhada de seis minutos (TC6) e do degrau de seis minutos (TD6) entre adolescentes asmáticos e saudáveis e correlacionar o índice de massa corpórea (IMC), o nível de atividade física e as variáveis espirométricas com as variáveis obtidas nos testes.

MÉTODOS:

Foram avaliados 19 adolescentes asmáticos (GA) e 19 saudáveis (GS), com idades entre 11 e 15 anos, de ambos os sexos, por meio da espirometria, do TC6 e do TD6 e foi quantificado o nível de atividade física pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ).

RESULTADOS:

No TD6, observaram-se menores valores de desempenho físico (TD6-T) e frequência cardíaca (FC) e maiores valores de fadiga de membros inferiores (MMII) no GA. No TC6, houve correlação positiva no GA da distância percorrida (DP) com o tempo de atividade intensa e da FC com o IMC e, no GS, da DP com a FC e com a frequência respiratória (FR). No TD6, houve correlação positiva no GA da ventilação voluntária máxima (VVM) com a FR; do tempo de atividade moderada com o TD6-T; além de correlação negativa do TD6-T com o IMC e da dispneia com o tempo de caminhada; no GS, correlações positivas da VVM com a FR e da fadiga de MMII com IMC (p<0,05).

CONCLUSÃO:

O TD6 demonstrou diferença na capacidade para o exercício entre asmáticos e saudáveis. Além disso, o desempenho físico e as respostas obtidas nos testes correlacionaram-se com os valores de VVM, IMC e nível de atividade física.
Biblioteca responsable: BR1.1