Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ecologia de Haemagogus e Sabethes (Diptera: Culicidae) em áreas epizoóticas do vírus da febre amarela, Rio Grande do Sul, Brasil / Ecology of Haemagogus and Sabethes (Diptera: Culicidae) Mosquitoes in epizootic yellow regions of Rio Grande do Sul State, Brazil

Gomes, Almério de Castro; Torres, Maria Amélia Nascimento; Paula, Marcia Bicudo de; Fernandes, Aristides; Marassá, Ana Maria; Consales, Cleide Aschenbrenner; Fonseca, Daltro Fernandes.
Epidemiol. serv. saúde ; 19(2): 101-113, 2010. mapas, tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-557592
Objetivou-se com este estudo investigar característica ecológica e o hábito alimentar de Haemagogus e Sabethes em área epizoótica da febre amarela silvestre em duas localidades do Rio Grande do Sul, capturados com aspirador, armadilha de Shannon e puçá. Para identificação do sangue ingerido pelas fêmeas foi utilizada a técnica imunoenzimática ELISA de captura. Obteve-se maior atividade de Hg. leucocelaenus na primavera e outono, entre 12 e 17 horas, enquanto Sabethes albiprivus e Sa. quasycianus durante todo o ano. Para fêmeas de Hg. leucocelaenus em Santo Antônio das Missões, houve predomínio de sangue humano e para as demais espécies destaca-se a atratividade para bovinos nos dois municípios. A capacidade vetorial do Hg. leucocelaenus fundamenta vigilância entomológica em seu papel de estratificar áreas problemas ou a sustentabilidade do programa de imunização da população.
Biblioteca responsable: BR275.1