Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise da margem cirúrgica proximal do estômago em pacientes submetidos à gastrectomia subtotal por adenocarcinoma / Proximal gastric margin analysis following subtotal gastrectomy for adenocarcinoma

Freitas, Alexandre Coutinho Teixeira de; Dias, Josiane Mourão; Okawa, Luciano; Coelho, Júlio Cezar Uili.
ABCD (São Paulo, Impr.) ; 21(3): 106-109, jul.-set. 2008. tab
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-559744
RACIONAL A gastrectomia subtotal atualmente é considerada padrão ouro no tratamento da neoplasia gástrica do terço médio e distal. No entanto, foi demonstrado que a ocorrência de neoplasia residual na margem cirúrgica proximal está associada à redução da sobrevida.

OBJETIVOS:

analisar a margem cirúrgica proximal no exame anátomo-patológico de pacientes submetidos à gastrectomia subtotal por adenocarcinoma gástrico e identificar os fatores relacionados com o acometimento neoplásico dessa margem.

MÉTODOS:

No período entre janeiro de 1998 e dezembro de 2007 foram revisados os prontuários dos pacientes submetidos à gastrectomia subtotal devido a adenocarcinoma gástrico do terço médio e distal. Os pacientes foram analisados quanto à idade, sexo, classificação de Lauren, classificação de Borrmann, maior diâmetro da lesão, localização da lesão no estômago, clínico e presença de invasão angiolinfática. Foi realizada análise univariada desses dados em relação ao acometimento da margem proximal do estômago no exame anátomo-patológico.

RESULTADOS:

Foram analisados 104 casos 34 do sexo feminino e 70 do sexo masculino com idade média de 57±13 anos. Doze pacientes (12,3 por cento) apresentaram acometimento da margem proximal. A análise univariada entre os fatores analisados e o acometimento neoplásico da margem proximal demonstrou associação somente em relação à classificação de Borrmann.

CONCLUSÃO:

A classificação macroscópica de Borrmann, especialmente nos estágios III e IV, está relacionada à presença de acometimento da margem proximal nos casos de adenocarcinoma gástrico dos terços médio e distal submetidos a tratamento com gastrectomia subtotal.
Biblioteca responsable: BR1.1