Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil de tratamento de urgência de crianças de 0 a 12 anos de idade, atendidas no Serviço de Urgência Odontológica da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo / Urgency treatment profile of 0 to 12 year-old-children assisted at urgency dental service from Bauru Dental School, University of São Paulo

Paschoal, Marco Aurélio Benini; Gurgel, Carla Vecchione; Lourenço Neto, Natalino; Kobayashi, Tatiana Yuriko; Silva, Salete Moura Bonifácio da; Abdo, Ruy César Camargo; Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira.
Odontol. clín.-cient ; 9(3)jul.-set. 2010. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-560241
Foram avaliados os prontuários de atendimentos de crianças de 0 a 12 anos de idade, atendidas no Setor de Urgência Odontológica (SUO) da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo, no período compreendido entre os anos de 2004 a 2008 que continham informações completas sobre o paciente e o tipo de atendimento realizado. Os dados analisados foram idade, gênero, motivo da visita, exames, tratamentos realizados e tipo de encaminhamento. As crianças foram divididas em dois grupos de acordo com a injúria sofrida traumáticas e não-traumatícas. Os dados foram tabulados e submetidos a uma análise descritiva. Do total de pacientes atendidos no SUO, nesse intervalo de 60 meses, 1236 (9,05%) eram crianças, sendo que a maoria apresentava idade ente 7 e 12 anos (62,78%). Enquanto as lesões traumáticas foram responsáveis por 18,52% (229) dos atendimentos, as injúrias não-traumáticas foram responsáveis por 81,47% (1007). O tratamento para ambos estava de acordo com o preconizado para esse tipo de serviço. Por meio do presente estudo, pôde-se concluir que a cárie dentária foi a lesão que gerou a maior ocorrência dos atendimentos realizados pelo SUO, o que indica uma maior necessidade de orientação em saúde bucal da população, com ênfase nas ações preventivas.
Biblioteca responsable: BR1.1