Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Inquérito preliminar de Trichomonas vaginalis em população feminina e fatores de risco associados em Unidade de Atendimento Público no município de Uberlândia-MG / Survey of Trichomonas vaginalis in women attended in public health care facilities and risk factors for infection, in Uberlândia, Minas Gerais state, Brazil

Grama, Daliane Faria; Casarotti, Leonardo da Silva; Limongi, Jean Ezequiel; Silva, Ana Lázara; Viana, João da Costa; Costa, Fabíola Corrêa da; Faria, Elaine Silva Marques; Cury, Márcia Cristina.
Rev. patol. trop ; 39(2): 91-103, abr.-jun. 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-561512
Trichomonas vaginalis é o agente etiológico da tricomonose, sendo transmitido sexualmente ou por meio de fômites contaminados. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do parasito, identificando os possíveis fatores de risco associados à infecção. Amostras de secreções vaginais de 157 mulheres procedentes da Unidade de Atendimento Integrado, em Uberlândia-MG, foram coletadas e questionários epidemiológicos foram aplicados com o intuito de se conhecer variáveis socioeconômicas e hábitos comportamentais. Foram coletadas duas amostras individuais de cada paciente, as quais foram analisadas por meio de exame direto a fresco, cultura e Papanicolaou. Do total, nove (5,7por cento) mulheres apresentaram o parasito, sendo encontrada maior prevalência da infecção entre as casadas, negras, morenas ou pardas e com idade média de 37 anos, apesar de não ser estatisticamente significante (p maior que 0,05). A baixa escolaridade, a fase do ciclo menstrual e a presença de sinais clínicos foram variáveis associadas à infecção (p menor que 0,05). Na comparação entre os métodos diagnósticos, o exame direto a fresco e a cultura mostraram concordância de 100por cento e apresentaram sensibilidade maior do que o Papanicolaou. Esses fatores constituem informações importantes no estudo socioepidemiológico envolvendo o parasito e são fundamentais para o controle da doença.
Biblioteca responsable: BR15.1