Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Dinamometria isocinética de tronco em nadadores de diferentes estilos / Isokinetic trunk dynamometry in diferent swimming strokes

Secchi, Leonardo Luiz Barretti; Muratt, Mavi Diehl; Andrade, Nataly Vasconcelos Santos; Greve, Júlia Maria D'Andrea.
Acta ortop. bras ; 18(5): 295-297, 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-562087

OBJETIVOS:

Comparar a atividade muscular dos músculos flexores e extensores de tronco entre estilos de nado assimétrico e nado simétrico.

MÉTODO:

Catorze nadadores da elite, velocistas e especialistas em um dos quatro estilos da natação sem história prévia de lesões.. Divididos em dois grupos de sete atletas 1. Grupo nado assimétrico (GNA) constituído por cinco atletas que nadam o estilo crawl e dois atletas que nadam o estilo costas. 2. Grupo nado simétrico (GNS) formado por sete atletas quatro atletas nadadores no estilo peito e três nadadores no estilo borboleta. Todos foram avaliados no dinamômetro isocinético Cybex 6000.

RESULTADOS:

O tempo de aceleração na velocidade de 120º/ s do grupo flexor do tronco foi maior no GNS (p=0,054). A potência do grupo extensor nas velocidades de 90 e 120º/ segundo foi maior no GNA que no GNS (p=0,053 e 0,052) respectivamente. Não houve diferença estatística significante nas demais variáveis analisadas.

CONCLUSÃO:

Os nados assimétricos (crawl e costas) proporcionam uma resposta muscular (recrutamento) mais eficiente nos grupo dos flexores do tronco, possivelmente pela manutenção constante da contração isométrica dos músculos abdominais.
Biblioteca responsable: BR734.1