Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise da saliva nas desordens sistêmicas: [revisão] / Analysis of saliva in systemic disorders: [review]

Curvelo, José Alexandre da Rocha; Ferreira, Dennis de Carvalho; Gonçalves, Elicardo Alves de Souza; Bertolini, Martinna de Mendonça e; Fernandes, Liana Bastos Freitas.
Rev. odontol. Univ. Cid. Sao Paulo ; 22(2): 163-173, maio-ago. 2010.
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-563883

Introdução:

A saliva humana possui um amplo grupo de constituintes proteicos e não proteicos que possuem um imenso potencial informativo para a detecção de doenças sistêmicas. De forma geral, as alterações sistêmicas alteram o funcionamento das glândulas salivares de forma direta ou indireta, e essas alterações, ao serem detectadas e mensuradas, podem contribuir para o diagnóstico precoce de doenças. O objetivo deste estudo é revisar a literatura sobre as possíveis aplicações diagnósticas fornecidas pela análise da saliva e de suas alterações perante as desordens sistêmicas.

Conclusão:

Concluiu-se que a análise do fluido salivar com finalidade diagnóstica se fundamenta na possível correlação entre os constituintes salivares e os parâmetros bioquímicos tradicionais, como do plasma. Dentre as possíveis aplicações diagnósticas da saliva, pode-se destacar a comprovação de desordens hereditárias, a identificação e monitoramento de alterações imunológicas o diagnóstico e acompanhamento de processos infecciosos, além do controle da resposta imunológica e dos níveis hormonais.
Biblioteca responsable: BR97.1