Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aspectos micológicos e suscetibilidade in vitro de leveduras do gênero Candida em pacientes HIV-positivos provenientes do Estado de Mato Grosso / Mycological aspects and susceptibility in vitro the yeast of the genus Candida from HIV-positive patients in the State of Mato Grosso

Favalessa, Olivia Cometti; Martins, Marilena dos Anjos; Hahn, Rosane Christine.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 43(6): 673-677, Nov.-Dec. 2010. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-569429

INTRODUÇÃO:

A candidíase é uma das infecções fúngicas mais frequentes entre os pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana. O presente estudo objetivou a caracterização das leveduras do gênero Candida de distintas amostras clínicas, provenientes de pacientes HIV - positivos, assim como a determinação do perfil de suscetibilidade in vitro a cinco drogas antifúngicas.

MÉTODOS:

A caracterização dos isolados de Candida sp foi realizada através da metodologia clássica, testes bioquímicos (zimograma e auxanograma) e morfológicos (prova do tubo germinativo e microcultivo em lâmina). Também, foram realizadas a técnica genotípica (PCR) e identificação pelo método comercial API 20C AUX (BioMeriéux). Para a determinação do perfil de suscetibilidade in vitro, foram utilizadas cinco drogas antifúngicas (cetoconazol, fluconazol, itraconazol, voriconazol e anfotericina B), através do método comercialmente disponível - Etest.

RESULTADOS:

Foram identificados 105 isolados de leveduras do gênero Candida provenientes de 102 pacientes infectados pelo vírus HIV. Destes, foram caracterizadas 82 (78,1 por cento) Candida albicans, 8 (7,6 por cento) Candida parapsilosis, 8 (7,6 por cento) Candida tropicalis, 4 (3,8 por cento) Candida krusei, 2 (1,9 por cento) Candida glabrata e 1 (1 por cento) Candida guilliermondii.

CONCLUSÕES:

Considerando o perfil geral de sensibilidade, 60 por cento dos isolados foram suscetíveis a todos os antifúngicos testados, porém as espécies C. tropicalis e C. krusei demonstraram uma tendência a valores mais elevados de CIMs para os azóis do que os encontrados paraC. albicans, sugerindo resistência.
Biblioteca responsable: BR1.1