Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação ultrassonográfica das metástases linfonodais para nível VI em pacientes com carcinoma bem diferenciado da tireoide / Ultrasonographic evaluation of the lymph node metastasis to level VI in patients with well differentiated thyroid carcinoma

Manoel, Evandro Maccarini; Ortellado, Daniel Knabben Ortellado; Paes Junior, Ademar José de Oliveira; Chikota, Horácio Shiguere; Webster, Guilherme; Silva, Felipe de Borba Chiaramonte; Capella, Newton Macuco.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 39(4)out.-dez. 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-570098

Introdução:

No Carcinoma Bem Diferenciado da Tireoide (CBDT),a metástase linfonodal para o Nível VI parece não somente serum fator prognóstico para a recorrência da doença, mas tambémpara a sobrevida dos pacientes. No entanto, há poucos estudosque avaliaram o desempenho da ultrassonografia em detectarmetástases linfonodais para essa região.

Objetivo:

Avaliar odesempenho da ultrassonografia na detecção de metástasespara Nível VI além de relacioná-las com as característicasclínico-patológicas da amostra em estudo.

Método:

Estudotransversal com análise retrospectiva dos laudos histopatológicose de ultrassonografia pré-operatória de pacientes com CBDTsubmetidos a tireoidectomia total e dissecção linfonodal deNível VI no período de março de 2006 até fevereiro de 2008.

Resultados:

Amostra final de 37 pacientes em que foramobservados predomínio do sexo feminino (83,78%), média deidade de 49,54 anos e maioria com carcinoma papilífero (91,89%).Oito pacientes (21,62%) apresentaram metástase para Nível VI.O número de linfonodos dissecados se correlacionou de maneiraestatisticamente significante com a presença dessas metástases(p=0,026), o que não se observou quanto ao do sexo, faixaetária e subtipo histológico desses pacientes. A ultrassonografiaapresentou 62,50% de sensibilidade, 51,72% de especificidade,valor preditivo positivo de 26,31%, valor preditivo negativo de83,33% e acurácia de 54,05%.

Conclusão:

A ultrassonografiaé um exame confiável nesse contexto principalmente quandodiante de um resultado negativo, devido ao alto valor preditivonegativo encontrado. A única característica clínico-patológica daamostra correlacionada de maneira estatisticamente significantecom a presença de metástases naquela região foi o número delinfonodos dissecados por paciente.
Biblioteca responsable: BR1.1