Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influência do controle glicêmico na experiência de cárie e doença periodontal em pacientes diabéticos tipo 1 / Influence of glycemic control on the experience of caries and periodontal disease in type 1 diabetic patients

Andrades, Kesly Mary Ribeiro; Ávila, Lúcia Fátima de Castro; Miguel, Luiz Carlos Machado; Odebrecht, Constanza Marin de Los Rios; Rosa, Edvaldo Antônio Ribeiro.
Arq. odontol ; 45(3): 147-153, 2009. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-578240
O diabetes mellitus é uma desordem metabólica crônica caracterizada por hiperglicemia em resposta a uma insuficiência total ou relativa de insulina. É considerada, pela Organização Mundial da Saúde, uma epidemia global que atinge aproximadamente 194 milhões de pessoas no mundo, e tem sido, frequentemente, associada à doença periodontal e cárie dentária. O objetivo deste estudo foi investigar a experiência de cárie e doença periodontal (gengivite) em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 1 (DM1), que representam aproximadamente 10% do grupo de indivíduos portadores de diabetes mellitus, comparando com um grupo de pacientes controle, não diabéticos (NDM). A amostra foi constituída por 25 pacientes DM1 (G1) e 25 pacientes NDM (GC), pareados por sexo e idade. Foram avaliados os índices de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D), índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), fluxo salivar e frequência de escovação, correlacionados com a hemoglobina glicosilada e glicemia capilar em jejum, e comparados com o GC. Os resultados do teste de Mann-Whitney mostraram não existir diferença estatisticamente significativa (p>0,05) entre os valores médios do CPO-D entre os dois grupos. Quando comparados os valores referentes à escovação e fluxo salivar (testes do Qui-Quadrado e Mann-Whitney), e IPV e ISG (teste t de Student para amostras independentes), não houve diferença significativa entre os dois grupos (p>0,05). Quando foram correlacionados os dados do ISG, IPV, CPO-D e fluxo salivar com os valores da hemoglobina glicosilada e glicemia capilar em jejum e fluxo salivar, os resultados do teste Mann-Whitney não foram estatisticamente significativos (p>0,05). De acordo com a amostra pesquisada, não existiu diferença entre a experiência de cárie e doença periodontal (gengivite) entre os grupos estudados.
Biblioteca responsable: BR365.1