Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Características de pacientes com DPOC internados em UTI de um hospital de referência para doenças respiratórias no Brasil / Characteristics of COPD patients admitted to the ICU of a referral hospital for respiratory diseases in Brazil

Pincelli, Mariângela Pimentel; Grumann, Ana Cristina Burigo; Fernandes, Camilo; Cavalheiro, André G C; Haussen, Daiane A P; Maia, Israel Silva.
J. bras. pneumol ; 37(2): 217-222, mar.-abr. 2011. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-583922

OBJETIVO:

Relatar dados referentes às internações de pacientes com DPOC na UTI de um hospital de referência para doenças respiratórias, incluindo desfechos e avaliando seu atendimento.

MÉTODOS:

Estudo de uma série de pacientes internados por insuficiência respiratória e DPOC na UTI do Hospital Nereu Ramos, localizado na cidade de Florianópolis (SC) no período entre outubro de 2006 e outubro de 2007. Dados demográficos, causas da internação, tratamento farmacológico, suporte ventilatório, duração e complicações da internação, mortalidade em UTI e mortalidade em 28 dias foram obtidos através de consulta aos prontuários médicos. O índice Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II (APACHE II) foi calculado. A mortalidade em 18 meses foi avaliada através de posterior contato telefônico.

RESULTADOS:

No período, foram internados 192 pacientes na UTI, 24 dos quais (12,5 por cento) com insuficiência respiratória e DPOC. O tempo médio de internação na UTI foi de 12,0 ± 11,1 dias. A ventilação não invasiva foi utilizada em 10 dos 24 pacientes (41,66 por cento) e falhou em 5/10. A ventilação mecânica invasiva (VMI) foi utilizada em 15 pacientes (62,5 por cento). As taxas de mortalidade na UTI e aquela em 28 dias foram de 20,83 por cento e 33,33 por cento, respectivamente. Entretanto, decorridos 18 meses, a mortalidade foi de 62,5 por cento.

CONCLUSÕES:

A insuficiência respiratória relacionada à DPOC foi responsável por 12,5 por cento das internações na UTI. Houve necessidade de intubação orotraqueal e utilização de VMI em 62,5 por cento dos pacientes. A mortalidade na UTI estava de acordo com a predita pelo índice APACHE II, mas a mortalidade tardia foi elevada.
Biblioteca responsable: BR1.1