Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência dos sinais e sintomas sugestivos de disfunções temporomandibulares em um grupo de idosos da cidade de Teresina / Prevalence of signs and symptoms of temporomandibular disorders in an elderly group of Teresina

de Castro Carvalho, Kelsyanne; Moura Lélis, Etienny; Furtado de Carvalho, Nina; Melo da Rocha, Gilvânia; Pinheiro Sampaio de Souza, Amanda; Cristiane de Moura Sousa, Elaine; Carvalho de Souza, Cyntia; Lima Araújo Ferreira, Danyege.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-586208

Introdução:

A Disfunção Temporomandibular (DTM) consiste em conjunto de sinais e sintomas que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

Objetivo:

Identificar a prevalência dos sinais e sintomas sugestivos de DTMs em idosos.

Métodos:

Realizou-se um estudo do tipo transversal analítico, descritivo, e obteve-se o diagnóstico por meio do Questionário Anamnético de Cecagno.

Resultados:

A amostra foi composta por 40 idosos, em que se observaram estalidos (20%), sendo notório na abertura (87,5%) e no fechamento da boca (62,5%). Verificou-se sensibilidade durante a palpação. Utilizou-se nível de significância 1% com p<0,05.

Conclusões:

A prevalência de idosos com desordem temporomandibular ainda é objeto de estudo e de muitas controvérsias. Vários autores consideram a patologia rara nesses indivíduos, mas nem sempre isso condiz com a realidade. Portanto, tornam-se necessárias avaliações mais específicas já que, muitas vezes, a DTM passa despercebida principalmente pela ausência de sintomas, o que não implica dizer que a ATM esteja com plena funcionalidade.
Biblioteca responsable: BR1.1