Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com hanseníase através de exame de contato no município de Campos dos Goytacazes, RJ / Epidemiological profile of patients diagnosed with leprosy by contact exam in the municipality of Campos dos Goytacazes, RJ

Lobo, Janaína Rangel; Barreto, Juliana Corrêa Campos; Alves, Lara Ladislau; Crispim, Larissa Crespo; Barreto, Laura de Almeida; Duncan, Laura Rangel; Rangel, Letícia Cordeiro; Nahn Junior, Edilbert Pellegrini.
Rev. Soc. Bras. Clín. Méd ; 9(4)jul.-ago. 2011.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-594909
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

Realizou-se esse estudo para obter informações pontuais visando estabelecer e valorizar medidas de controle da cadeia epidemiológica da doença. O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de pacientes diagnosticados com hanseníase por exame de contato assim como o seu perfil epidemiológico.

MÉTODO:

Trata-se de um estudo transversal composto por 82 pacientes diagnosticados por exame de contato entre 2006 e 2010, a partir da análise das fichas de notificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) disponíveis no Programa Municipal de Controle da Hanseníase. Foi determinada a prevalência deste modo de detecção em relação ao número total de casos e as variáveis analisadas foram sexo, idade, formas clínicas e classificação operacional.

RESULTADOS:

Constatou-se prevalência de 16% de pacientes detectados por exame de contato do total de 564 casos notificados. Observou-se que 51% eram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida englobou crianças até 15 anos, correspondendo a 25% (21 casos). A classificação operacional paucibacilar foi a mais prevalente com 75% do total, sendo a forma tuberculoide presente em 50% dos casos.

CONCLUSÃO:

Observou-se a importância do exame de contato para interromper a cadeia epidemiológica da doença, diagnosticando precocemente sinais e sintomas e instituindo o tratamento adequado, para que possam evitar as formas graves da doença, incluindo suas incapacidades.
Biblioteca responsable: BR33.1