Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeitos da administração diária da associação estavudina/nelfinavir sobre os fetos e placentas da rata albina / Effects of daily administration of a stavudine/nelfinavir association on the fetuses and placentas of female albino rats

Carvalho, Gisela Maria Vieira Rodrigues de; Nakamura, Mary Uchiyama; Simões, Ricardo Santos; Antonio, Eliana Maria Restum; Wagngner, Adriana; Fontes, Tereza Maria Pereira; Kulay Júnior, Luiz.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 33(5): 225-230, maio 2011. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-596287

OBJETIVO:

avaliar o efeito da administração da associação estavudina/nelfinavir durante toda a prenhez da rata, avaliando seu peso e dos conceptos, bem como o número de implantações, fetos, placentas, reabsorções e mortalidades materna e fetal.

MÉTODOS:

quarenta ratas albinas EPM-1 Wistar, prenhes, foram aleatoriamente divididas em quatro grupos GCtrl (controle do veículo) e três experimentais, ExpI, ExpII e ExpIII, que receberam, respectivamente, 1/40, 3/120 e 9/360 mg/kg por dia de estavudina/nelfinavir por via oral. As drogas e o veículo (água destilada) foram administrados por gavagem em duas tomadas diárias (12/12 horas), desde o dia 0 até o 20º dia da prenhez. No último dia do experimento, todos os animais foram anestesiados e eutanasiados. Foram avaliados a evolução do peso materno no 7º, 14º e 20º dias, número de fetos, placentas, implantações, reabsorções, óbitos intrauterinos, malformações maiores e o peso dos fetos e das placentas. A análise estatística foi realizada por análise de variância (ANOVA), complementada pelo teste de Kruskal-Wallis (p<0,05).

RESULTADOS:

em relação ao peso corporal das ratas, houve ganho gradual e progressivo durante o decorrer da prenhez em todos os grupos, sendo este ganho mais evidente no período final; porém não foram constatadas diferenças estatisticamente significantes entre eles. O número de fetos, placentas, implantações, assim como os pesos fetais e placentários também não mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos analisados. Não foram observadas, também nos grupos experimentais, reabsorções e malformações fetais maiores externas, no entanto, observamos entre o 8º e o 14º dias de gestação um caso de morte materna em cada grupo experimental.

CONCLUSÕES:

a administração da associação estavudina/nelfinavir não mostrou efeitos deletérios sobre os conceptos.
Biblioteca responsable: BR26.1