Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Síndrome metabólica - fatores de risco e aspectos fisiopatológicos / Metabolic syndrome - risk factors and pathophysiological

Araújo, Thaís França de; Guimarães, Dantieli Freitas; Gomes, Edivaldo Teixeira; Luz, João Carlos de Melo; Spini, Vanessa Beatriz Monteiro Galassi.
RBM rev. bras. med ; 68(7/8)jul.-ago. 2011.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-598676
A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de anormalidades metabólicas, subjacentes a um distúrbio primário do tecido adiposo, que se manifesta com resistência insulínica, aumento da circunferência abdominal, decréscimo dos níveis de lipoproteínas de alta densidade, aumento dos níveis séricos de triglicérides e hipertensão, o que contribui para o maior risco cardiovascular. Vários fatores de risco foram identificados, como predisposição genética, sedentarismo, ganho de peso, tabagismo e maus hábitos alimentares. Estudos têm demonstrado que exercícios físicos regulares e alterações nos hábitos alimentares conseguem reduzir a gravidade dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O conhecimento dos fatores de risco e mecanismos fisiopatológicos da síndrome é primordial para que se consiga uma política de saúde pública que vise o esclarecimento e conscientização da população quanto à necessidade de mudança dos hábitos de vida e prevenção da doença.
Biblioteca responsable: BR1.1