Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Utilização da linha púrpura como método clínico auxiliar para avaliação da fase ativa do trabalho de parto / The use of the purple line as an auxiliary clinical method for evaluating the active phase of delivery

Narchi, Nádia Zanon; Camargo, Joyce da Costa Silveira de; Salim, Natalia Rejane; Menezes, Mariane de Oliveira; Bertolino, Mariana Montenegro.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 11(3): 313-322, jul.-set. 2011. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-601057

OBJETIVOS:

investigar a ocorrência da linha púrpura com a sua respectiva descoloração em mulheres na fase ativa do trabalho de parto e sua associação com a dilatação cervical, com o grau de descida da apresentação fetal na pelve bem como a caracterização social e obstétrica, e a opinião das mulheres quanto à utilização desse método clínico.

MÉTODOS:

pesquisa descritiva, prospectiva e observacional em 100 parturientes em um centro de parto normal no Estado de São Paulo.

RESULTADOS:

a linha púrpura ocorreu em 56 das 100 mulheres na fase ativa do trabalho de parto. Houve correlação estatística significativa entre as medidas da dilatação cervical e da linha; 22 por cento apresentaram descoloração da linha púrpura, não havendo associação entre número de mulheres com descoloração da linha e descida da cabeça fetal. Para 81 por cento das parturientes a avaliação não provocou nenhum desconforto.

CONCLUSÕES:

desde que haja a presença da linha, sua avaliação pode ser utilizada para diminuir o número de exames vaginais, especialmente quando estes tiverem o objetivo de medir unicamente a dilatação cervical.
Biblioteca responsable: BR663.1