Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Eficiência do SISCODE e da aeração passiva no tratamento de resíduos da produção animal no município de Capão do Leão/RS / Efficiency of SISCODE and passive aeration for treating residues of animal production in Capão do Leão City - Rio Grande do Sul State

Valente, Beatriz Simões; Xavier, Eduardo Gonçalves; Moraes, Priscila de Oliveira; Manzke, Naiana Einhardt; Roll, Victor Fernando Büttow.
Eng. sanit. ambient ; 16(3): 231-236, jul.-set. 2011. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-601960
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do sistema de compostagem de dejetos e da aeração passiva no tratamento de resíduos da produção animal no município de Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. Utilizou-se uma estrutura coberta com filme de polietileno de baixa densidade e aberta nas laterais, que recebeu seis caixas de plástico reforçado com fibra de vidro. O estudo foi realizado com dois tratamentos, os quais foram constituídos pela mistura de dejetos líquidos de bovinos leiteiros e maravalha, e de bovinos leiteiros e cama de aviário de dois lotes de frangos de corte. O SISCODE é eficiente na transformação dos resíduos líquidos em sólidos da produção animal, já que a alta umidade relativa e a baixa temperatura ambiente no município não afetam tal sistema de tratamento. A aeração passiva não é eficiente na evaporação do excedente de água e na oxigenação dos substratos compostados, não devendo ser utilizada na compostagem da mistura de resíduos líquidos e sólidos da produção animal.
Biblioteca responsable: BR1.1