Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores de risco cardiovascular em mulheres da associação de obesos do município de Ponta Grossa-PR / Analysis of cardiovascular risk factors in women from the obese association from Ponta Grossa-PR

Fonseca, Henrique A. R. da; Rech, Cassiano R.
Arq. ciênc. saúde ; 16(4): 170-174, out.-dez. 2009. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-607686

Introdução:

O excesso de peso e o acúmulo de gordura corporal na região abdominal estão entre os mais importantes fatores de risco para doença cardiovascular, pois aumentam diretamente ou indiretamente o fator de doença arterial cardiovascular e dislipidemia.

Objetivo:

O presente estudo tem como objetivo investigar os fatores de risco cardiovascular em mulheres obesas integrantes de uma Associação de Obesos do município Ponta Grossa, Paraná.

Métodos:

A amostra foi composta de 16 mulheres obesas com idade média 46,4±8,9 anos. Variáveis antropométrica, como massa corporal e estatura para verificação do índice de massa corporal (IMC), juntamente com a circunferência abdominal (CA) foram mensuradas. As variáveis bioquímicas plasmáticas analisadas foram low density protein (LDL), high density lipoprotein (HDL), triglicerídeos totais (TRIG), colesterol total e glicemia de jejum.

Resultados:

A avaliação antropométrica apresentou osvalores médios à estatura de 153,7 ± 11,5 cm, massa corporal 97,2 ± 17,3 kg, IMC 41,39 ± 8,4 Kg/m2, CA 114 ±11,3cm; os resultados bioquímicos apresentaram níveis plasmáticos médios de LDL 100,3 ± 25,5mg/dl, HDL54,7 ± 11,1mg/dl, TRIG 156,3 ± 91,9mg/dl, colesterol total 191,3 ± 41,9mg/dl, GLI 159,1 ± 59,9mg/dl. Analisando as médias das variáveis TRIG, GLI e CA, verifica-se que o grupo apresenta valores médios acima dos recomendados, e destes valores observa-se seis indivíduos apresentando hipertrigliceridemia, cinco apresentando síndrome metabólica, cinco apresentando HDL abaixo do recomendado, todos os indivíduos apresentando CA superiores ao sugerido e em cinco indivíduos a concomitância de valores alterados em mais de um parâmetro.

Conclusão:

Deste modo, conclui-se que a obesidade andrógena pode trazer alterações no metabolismo de lipides revela-se necessário uma intervenção terapêutica a fim de reduzir estes fatores de risco, de modo a proporcionar uma melhor qualidade de vida a estes indivíduos...
Biblioteca responsable: BR13.3