Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação cefalométrica do espaço orofaríngeo em crianças com deglutição atípica / Cephalometric evaluation of the oropharyngeal space in children with atypical deglutition

Machado Júnior, Almiro José; Crespo, Agrício N.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 78(1): 120-125, jan.-fev. 2012. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-616947
Por diversos fatores, ainda não explicados completamente até hoje, pode haver a permanência da deglutição infantil após a troca dos dentes decíduos e esta deglutição é classificada como deglutição atípica. Entre as causas possíveis sucção do dedo, alimentação por mamadeira, sucção da língua e respiração oral. Não há consenso sobre a etiologia da deglutição atípica.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi comparar o espaço orofaríngeo em telerradiografias laterais de crianças com deglutição atípica e deglutição normal. MATERIAL E MÉODOS Neste estudo clínico retrospectivo, por meio de análise cefalométrica em telerradiografias laterais foi mensurada a dimensão ântero-posterior da luz de via aérea em dois grupos 55 telerradiografias do grupo experimental (com deglutição atípica) e 55 telerradiografias do grupo controle (deglutição normal). Tais medidas lineares foram submetidas ao teste estatístico Mann-Whitney com nível de significância de 5 por cento.

RESULTADOS:

A mediana no grupo controle foi de 10 mm e do grupo experimental foi de 7 mm, com diferença estatisticamente significativa (p-valor < 0,001).

CONCLUSÃO:

O espaço orofaríngeo está diminuído no grupo de deglutição atípica.
Biblioteca responsable: BR1.1