Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Eficácia da laserterapia de baixa intensidade associada a exercícios em pacientes com osteoartrose de joelho: um estudo randomizado e duplo-cego / Efficacy of low-level laser therapy associated to exercises in knee osteoarthritis: a randomized, double-blind study

Alfredo, Patrícia Pereira.
São Paulo; s.n; 2011. 118 p. ilus, tab, graf.
Tesis en Portugués | LILACS | ID: lil-620086

Introdução:

A osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa que atinge as articulações sinoviais, sendo uma das causas mais comuns dalimitação funcional.

Objetivo:

Investigar os efeitos do Laser de Baixa Intensidade (LBI) associado a exercícios na dor, amplitude de movimento, força muscular, funcionalidade, mobilidade e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite de joelhos.

Métodos:

Quarenta e seis indivíduosde ambos os sexos, entre 50 e 75 anos, com OA de joelho (graus 2-4), foram randomizados em dois grupos Grupo Laser- LBI ativo com dose de 3J mais exercícios e Grupo Placebo- LBI placebo e exercícios. A avaliação foi realizada antes de iniciar o tratamento (AV1), três semanas após o tratamento com o laser (AV2), oito semanas após o tratamento com exercícios (AV3), três e seis meses após o término do tratamento (AV4 e AV5). A dor foi avaliada com a Escala Visual Analógica (EVA), amplitude de movimento com goniômetro universal, força muscular com dinamômetro, funcionalidade com a Escala AlgofuncionalLequesne, a mobilidade pela TimedGetUpandGo(TGUG) e qualidade de vida com a Western Ontario andMcMasterUniversitiesOsteoarthritis (WOMAC). A intervenção foi realizada três vezes por semana durante 11 semanas, sendo que nas três primeiras foi aplicado o laser e nas demais somente os exercícios. Os dados foram analisados com os testes não paramétricos de Friedman e Mann- Whitney, com nível de significância de 5%.

Resultados:

Na análise intragrupo, o Grupo Laser apresentou melhora significativa na dor (p<0,001), amplitude de movimento (p=0,032), funcionalidade (p=0,003), mobilidade (p<0,001), WOM-dor (p=0,001), WOM-função (p<0,001) e WOM-total (p<0,001), enquanto o Grupo Placebo apresentou diferença significativa na mobilidade (p=0,013), WOM-função (p=0,017) e WOM-total (p=0,02). Na análise intergrupo foi constatada diferença significativa entre os grupos na AV2 para as variáveis WOM-função (p=0,01) e WOM-total (p=0,02) e na AV3 para as variáveis WOM-dor...
Biblioteca responsable: BR66.1
Ubicación: BR66.1; W4.DB8, A38ef, FM-2, 2011