Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da função renal através da densidade urinaria e dosagem sérica de uréia e creatinina na aflatoxicose experimental em cães / Evaluation of renal profile induced by aflatoxicosis in dogs: determination of plasma levels of urea and creatinine and urine density

Hennemann, Carla Rosane de Aguiar; Cunha, Carlos Mário Severo; Lopes, Sônia Terezinha dos Anjos; Amaral, Anne Santos do; Polydoro, Alexandre da Silva.
Ciênc. rural ; 26(1): 97-102, jan.-br. 1996. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-623020
O presente trabalho refere-se a determinação da densidade urinária e dosagem sérica de uréia e creatinina em cães submetidos a aflatoxicose experimental. Foram utilizados 14 cães (7 machos e 7 fêmeas), sem raça definida, adultos e peso médio de 6,7 ± 1,96kg. Em um período pré-experimento foram realizadas 3 colheitas de urina e sangue de cada animal para avaliação da função renal e as médias das determinações foram utilizadas como controle. Os cães receberam 6 7µg/kg/dia de aflatoxina, via oral, durante 9 dias consecutivos. A partir do quinto dia foram realizadas 4 colheitas com intervalos de 5 dias. Os resultados obtidos demonstraram, através dos sinais clínicos e das lesões macro e microscópicas, o desenvolvimento de aflatoxicose, sendo que não houve alteração na função renal detectável através dos parâmetros estudados.
Biblioteca responsable: BR1.1