Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Força muscular respiratória, postura corporal, intensidade vocal e tempos máximos de fonação na Doença de Parkinson / Respiratory muscle strength, body posture, vocal intensity and maximum phonation times in Parkinson Disease

Ferreira, Fernanda Vargas; Cielo, Carla Aparecida; Trevisan, Maria Elaine.
Rev. CEFAC ; 14(2): 361-368, mar.-abr. 2012. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-624907
TEMA Verificar os achados de força muscular respiratória (FMR), postura corporal (PC), intensidade vocal (IV) e tempos máximos de fonação (TMF), em indivíduos com Doença de Parkinson (DP) e casos de controle, conforme o sexo, o estágio da DP e o nível de atividade física (AF). PROCEDIMENTOS três homens e duas mulheres com DP, entre 36 e 63 anos (casos de estudo - CE), e cinco indivíduos sem doenças neurológicas, pareados em idade, sexo e nível de AF (casos de controle - CC). Avaliadas a FMR, PC, IV e TMF.

RESULTADOS:

homens diminuição mais acentuada dos TMF, IV e FMR nos parkinsonianos, mais alterações posturais nos idosos; mulheres com e sem DP alterações posturais similares, relação positiva entre estágio, nível de AF e as demais medidas.

CONCLUSÕES:

Verificou-se nas parkinsonianas, prejuízo na IV e nos parkinsonianos déficits nos TMF, IV e FMR. Sugerem-se novos estudos sob um viés interdisciplinar.
Biblioteca responsable: BR1.1