Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Acesso transoral-cervical para tratamento cirúrgico de tumores localmente avançados da orofaringe (?operação tipo pull-through?): técnica cirúrgica e experiência inicial com quatro casos / The transoral-transcervical approach for surgical treatment of selected locally advanced oropharyngeal tumors (the pull-through oropharyngectomy): surgical technique and initial experience with four cases

Alves de Andrade, Cláudio Roberto; Pinto, Fabio Roberto; Ledo Kanda, Jossi; Cernea, Cláudio Roberto; Garcia Brandão, Lenine.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-641373

Introdução:

Sem o acesso à tecnologia robótica (TORS), a qualainda não está disponível de maneira disseminada, é difícil realizara ressecção oncologicamente segura de lesões avançadas daorofaringe com a manutenção da integridade do arco mandibular.Assim, os acessos transmandibulares, com mandibulotomia emandibulectomia, permanecem como opções válidas para ressecçãodesses tumores. Em duas publicações recentes, foi retomado o usode um acesso combinado transoral-transcervical descrito em 1998,que possibilita a manutenção da integridade mandibular durante asressecções da orofaringe. A descrição deste acesso, assim como aapresentação de nossa experiência inicial com a técnica, motivou arealização do presente estudo. Delineamento Estudo prospectivo.

Método:

Foram incluídos inicialmente quatro pacientes portadoresde carcinoma epidermoide da orofaringe localmente avançados(T3 e T4a), sendo três da loja tonsilar e um da base da língua,passíveis de serem operados conforme a técnica a seguir descrita.Técnica cirúrgica após realização de esvaziamento cervical, otumor é incialmente acessado por via transoral, sendo realizadaa ressecção de suas porções superior, medial e lateral. Estecorresponde ao tempo oral da ressecção que pode ser realizada ounão com o auxílio de cheek flap inferior. No tempo cervical, realizaseo acesso aos espaços parafaríngeo e mastigatório após secçãodo ventre posterior do músculo digástrico e músculo estilohióideo.O músculo pterigóideo medial é desinserido do ângulo interno damandíbula. A artéria carótida interna e o nervo hipoglosso sãodissecados, a fim de permitir sua visualização durante a ressecçãodo tumor. Após estas manobras, é possível o deslocamento doproduto da ressecção transoral para o pescoço, realizando, comsegurança o término da ressecção através de um pull-throughlateral. O fechamento dá-se por sutura primária ou, rotação deretalhos locais ou regionais conforme o defeito.

Resultados:

Todas as lesões foram ressecadas com margens cirúrgicassatisfatórias comprovadas por anatomopatológico. Nenhumpaciente apresentou complicações maiores. Todos os pacientesforam decanulados precocemente e foram capazes de se alimentarexclusivamente por via oral em menos de 2 meses após a cirurgia.

Conclusão:

O acesso ?tipo pull-though? é uma alternativa válida para ressecção de tumores avançados selecionados da orofaringe,particularmente os localizados na loja tonsilar e base de língua.Em virtude das dificuldades de acesso à tecnologia robótica emnosso meio, esta técnica mostra-se promissora para o tratamentocirúrgico destas lesões, sem as complicações associadas aosacessos transmandibulares.
Biblioteca responsable: BR1.1