Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Síndrome de Cushing subclínica relacionada à hipertensão arterial secundária e tireoidite autoimune: relato de caso / Subclinical Cushing's syndrome related to secondary hypertension and autoimmune thyroiditis: case report

Borges, Fabiano Zaidan; Danieli, Rafael Vinícius; Naves, Aline de Araújo; Kretly, Lia Carolina; Guimarães, Lucinda Calheiros; Almeida, Marco Aurélio de; Souza, Osmar Eustáquio Ribeiro de.
Rev. Soc. Bras. Clín. Méd ; 10(4)jul.-ago. 2012.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-646064
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

A síndrome de Cushing (SC) subclínica é uma endocrinopatia rara, sobretudo quando causa de hipertensão arterial secundária, e cujo tratamento pode acarretar em autoimunidade tireoidiana. O objetivo deste estudo foi relatar um caso raro de hipertensão arterial secundária à SC subclínica e o surgimento de tireoidite autoimune após o tratamento do hipercortisolismo. RELATO DO CASO Paciente do sexo masculino, 45 anos, dislipidêmico, apresentava hipertensão arterial refratária há aproximadamente 15 anos, sem fenótipo típico de hipercortisolismo. Otimizou-se tratamento com quatro classes de anti-hipertensivos em dose máxima, sem resposta. A investigação etiológica da hipertensão secundária revelou hipercortisolismo, levando ao diagnóstico de SC subclínica. Devido ao ACTH suprimido foi realizada tomografia computadorizada de abdômen que revelou nódulo na adrenal direita, procedendo-se adrenalectomia. O exame anatomopatológico confirmou tratar-se de um adenoma. O paciente evoluiu com diminuição da necessidade de anti-hipertensivos, melhora do perfil lipídico e perda ponderal, no entanto, desenvolveu bócio e hipotireoidismo subclínico por tireoidite autoimune.

CONCLUSÃO:

Destaca-se a necessidade de investigação agressiva da hipertensão secundária, além de mais pesquisas que avaliem a associação do tratamento do hipercortisolismo com o advento de autoimunidade tireoidiana.
Biblioteca responsable: BR33.1