Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influenza pandêmica A/H1N1: análise comparativa de alterações histopatológicas pulmonares / Pandemic influenza A/H1N1: comparative analysis of microscopic lung histopathological findings

Marchiori, Roberta; Bredt, Carla Sakuma de Oliveira; Campos, Marcos Menezes Freitas de; Negretti, Fábio; Duarte, Péricles Almeida Delfino.
Einstein (Säo Paulo) ; 10(3): 306-311, jul.-set. 2012. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-654340

OBJETIVO:

Analisar as alterações histológicas pulmonares de quatro casos fatais de influenza pandêmica H1N1, correlacionando-os a características clínico-epidemiológicas.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo e descritivo de dados de prontuários de quatro pacientes que faleceram por influenza H1N1 na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário, em 2009. Os pacientes haviam sido submetidos a aspirado de nasofaringe e as amostras foram analisadas pelo método de reação em cadeia da polimerase em tempo real. Biópsia pulmonar foi realizada no dia do óbito; um escore de intensidade das alterações histopatológica foi aplicado.

RESULTADOS:

Três pacientes apresentaram reação em cadeia da polimerase em tempo real com resultado positivo (embora todos tivessem diagnóstico de influenza H1N1). As principais alterações histológicas identificadas foram dano alveolar difuso exsudativo, com atelectasia de alvéolos; graus variáveis de hemorragia e edema alveolar; necrose e descamação do epitélio respiratório de vários bronquíolos; e formação de trombos. Uma das pacientes (gestante) apresentou, à histopatologia, achado de inclusão citomegálica.

CONCLUSÃO:

Os achados histopatológicos pulmonares em pacientes com influenza H1N1 fatal revelaram dano alveolar grave, com hemorragia alveolar e bronquiolite. Foi descrita uma coinfecção com citomegalovírus em paciente gestante.
Biblioteca responsable: BR1.1