Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sobrevida de 12 anos do primeiro transplante pulmonar pediátrico intervivos do Brasil / Twelve-year survival of the first living-donor pediatric lung transplantation in Brazil

Machuca, Tiago Noguchi; Sidney Filho, Luzielio Alves; Schio, Sadi Marcelo; Camargo, Spencer Marcantonio; Felicetti, José Carlos; Camargo, José de Jesus Peixoto.
J. pediatr. (Rio J.) ; 88(5): 413-416, set.-out. 2012. ilus, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-656032

OBJETIVO:

Apresentar o acompanhamento a longo prazo do primeiro caso de transplante pulmonar intervivos realizado na América Latina. DESCRIÇÃO Paciente do sexo masculino, com 12 anos de idade, portador de bronquiolite obliterante com doença pulmonar avançada. Fazia uso de oxigênio domiciliar contínuo, com dispneia aos mínimos esforços. Foi submetido a transplante pulmonar bilateral com doadores vivos. A cirurgia foi realizada utilizando os lobos inferiores esquerdo e direito de dois doadores diferentes e com grau de parentesco com o receptor. No segundo lado (direito), foi necessário emprego de circulação extracorpórea. O transplante não teve intercorrências, e o paciente foi extubado com 14 horas de pós-operatório; com 44 dias, recebeu alta hospitalar, após a resolução de complicações infecciosas, imunológicas e medicamentosas. Após 12 anos de seguimento, encontra-se com função pulmonar preservada e desempenha normalmente suas atividades.

COMENTÁRIOS:

O transplante pulmonar intervivos é um procedimento de alta complexidade que pode contribuir para o tratamento de algumas pneumopatias na infância. Essa população se beneficia dessa abordagem, uma vez que a disponibilidade de doadores pediátricos é muito rara, e as pneumopatias pediátricas tendem a seguir um curso imprevisível.
Biblioteca responsable: BR1.1