Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Atributos químicos e área superficial específica em Latossolo subtropical de altitude sob usos e manejos distintos / Chemical attributes and specific surface area in highland subtropical Oxisol under different use and managements

Tomasi, Cristiano Albino; Inda, Alberto Vasconcellos; Dick, Deborah Pinheiro; Bissani, Carlos Alberto; Fink, Jessé Rodrigo.
Ciênc. rural ; 42(12): 2172-2179, dez. 2012. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-658033
A interferência antrópica tem modificado a condição original do solo nos Campos de Cima da Serra. O estudo avaliou atributos químicos e físicos de um Latossolo sob campo nativo (CN), campo nativo manejado com queima (CNq), mata nativa (MN), florestamento de pinus (FP) e lavoura em sistema plantio convencional (LA), nas camadas de 0,00-0,025, 0,025-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,30m. A mineralogia foi avaliada por difratometria de raios X. Foram avaliados o C orgânico total (COT), pH (H2O); Ca, Mg, K, Na e Al trocáveis; H+Al e P; e calculou-se a soma de bases, a capacidade de troca de cátions, a saturação por bases e por Al. Estimou-se a área superficial específica (ASE) e a capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP). O solo apresentou mineralogia caulinítica e oxídica. No CN, o COT variou entre 15,3 e 56,4g kg-1, o pH foi ≤4,8, a CTC foi alta (18bases (3COT aumentou em superfície na MN, foi equivalente no CNq e diminuiu sob FP e LA. A fertilidade do solo aumentou sob MN e CNq, e foi reduzida sob FP, tendo sido condicionada pelo teor de COT. O COT mostrou relação positiva com a ASE e negativa com a CMAP do solo.
Biblioteca responsable: BR1.1