Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Impacto do tratamento intensivo do diabetes melito gestacional no peso do recém nascido

Silva, Jean C; Lopes, Caroline; Bertini, Anna M; Lacava, Bruna; Soccol Junior, Helder; Ribeiro, Thaís E.
ACM arq. catarin. med ; 39(1)jan.-mar. 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-663060

Objetivo:

Avaliar o impacto do tratamento intensivo do Diabetes Melito Gestacional (DMG) no peso do recém-nascido (RN).

Métodos:

Estudo de caso-controle com 311 gestantes. Destas, 179 gestantes foram diagnosticadas com DMG (grupo de estudo) e 132 constituíram o grupo controle. No grupo de estudo o tratamento empregado objetivou glicemia de jejum menor que 90mg/dl, glicemia pós-prandial menor que 120mg/dl e circunferência abdominal fetal menor que o percentil 75 para a idadegestacional. Os grupos foram comparados quanto aos desfechos maternos e neonatais. Foram considerados significativos valores de p<0,05.

Resultados:

As características maternas das duas populações apresentaram diferenças, a idade materna foi maior (p<0,01) e o ganho de peso durante a gestação foi menor (p<0,01) no grupo de estudo (DMG). Não foi encontrada diferença no número de gestações anteriores,no índice de massa corporal, na via de parto, e no Apgar do RN nos grupos. A idade gestacional ao nascimento (p<0,01), o peso do RN (p<0,01) e a presença de RNs GIG (p=0,03) foi maior no grupo controle. Foi encontrado um número maior de RNs pequenos para a idade gestacional (PIG) no grupo de estudo (DMG) (p=0,02).

Conclusão:

O tratamento intensivo do DMG diminuiu o peso fetal, prevenindo o aparecimento de RNs GIG, porém aumentou o número de RNs PIG.
Biblioteca responsable: BR1.1