Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Teste de esforço cardiopulmonar com protocolo de rampa em adultos com insuficiência cardíaca / Cardiopulmonary exercise test with ramp protocol in adults with heart failure

Pereira, Danielle Aparecida Gomes; Samora, Giane Amorim Ribeiro; Alencar, Maria Clara Noman; Vieira, Danielle Soares Rocha; Parreira, Verônica Franco; Pereira, Leani Souza Máximo; Moreira, Maria da Consolação Vieira; Pereira, Nadja Carvalho; Zampa, Camila Camargos; Britto, Raquel Rodrigues.
Rev. bras. med. esporte ; 18(6): 369-372, nov.-dez. 2012. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-666197
INTRODUÇÃO E

OBJETIVO:

O teste de esforço com protocolo de rampa é descrito como o que mais se adéqua à condição física de indivíduos com insuficiência cardíaca (IC). Porém, não há padronização descrita sobre incrementos de velocidade e inclinação. Este estudo teve como objetivo descrever resultados encontrados a partir da aplicação de um teste de esforço com protocolo de rampa adaptado para indivíduos com IC, classes II e III da New York Heart Association (NYHA).

MÉTODOS:

41 indivíduos com média de idade de 46,37 ± 8,98 anos e fração de ejeção de 31,51 ± 9,45% fizeram o teste de esforço com análise de gases expirados em esteira, com protocolo de rampa desenvolvido a partir de critérios definidos pelo estudo de Barbosa e Silva e Sobral. Análise estatística Foi realizada análise descritiva com distribuição de frequência e o tempo de teste foi apresentado como média ± desvio padrão. Foi realizado o modelo de regressão linear incluindo classe da NYHA, idade e fração de ejeção como variáveis explicativas para tempo de teste. Foi considerado significativo p < 0,05.

RESULTADOS:

O tempo médio do teste foi 8,89 ± 3,57 minutos e o R alcançado foi 1,12 ± 0,11. Sessenta e um porcento da amostra apresentou duração do teste entre seis e 12 minutos, considerando intervalo de média ± 1 desvio padrão, e 73,2% da amostra apresentou duração entre seis e 15 minutos.

CONCLUSÃO:

Os achados deste estudo demonstraram que a maioria dos indivíduos com IC finalizou o teste com o protocolo de rampa adaptado dentro da duração considerada adequada pela literatura.
Biblioteca responsable: BR1.1