Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A influência da escolaridade na reprodutibilidade de um questionário quantitativo de frequência alimentar para gestantes / The influence of level of schooling on the reproducibility of a quantitative food frequency questionnaire among pregnant women

Isobe, Michela Teixeira; Bertola, Mariana Rocha; Zuccolotto, Daniela Cristina Candelas; Sartorelli, Daniela Saes.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 13(1): 23-28, jan.-mar. 2013. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BVSAM | ID: lil-670994
Avaliar a influência da escolaridade sobre a reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar (QQFA), previamente desenvolvido para gestantes, na estimativa de nutrientes durante a gestação.

MÉTODOS:

o QQFA foi aplicado em duplicata (entre 15 e 45 dias) em uma amostra de 95 gestantes. Análises de coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e classificação das gestantes em quartis de estimativa de nutrientes, estratificadas por 8 anos de estudo, foram empregadas.

RESULTADOS:

após ajuste pela energia, o CCI médio foi de 0,66 (variando de 0,33 para ácido graxo linoléico e 0,88 para potássio e folato) e 0,72 (variando entre 0,44 para ácido graxo araquidônico e 0,84 para potássio) entre as aplicações do QQFA para gestantes com menor e maior escolaridade, respectivamente. Em média, 78 por cento e 84 por cento das gestantes foram classificadas no mesmo quartil ou quartil adjacente entre as aplicações do QQFA para gestantes com menor e maior escolaridade, respectivamente.

CONCLUSÕES:

o questionário apresentou boa precisão na estimativa de nutrientes durante a gestação, exceto para alguns ácidos graxos. Verificou-se maior precisão do QQFA na estimativa de nutrientes entre mulheres com escolaridade correspondente a mais de 8 anos de estudo...
Biblioteca responsable: BR663.1