Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Endoscopia digestiva alta na rede pública de saúde do Brasil: análise quantitativa por Estados e regiões do pais / Upper gastrointestinal endoscopy on the national health system of Brazil: quantitative analysis by states and regions of the country

Taveira, Leonardo Nogueira; Ricci, Tatiana Costallat; Queiroz, Morgana Terezinha Alves de; Zeitune, José Murilo Robilotta.
GED gastroenterol. endosc. dig ; 30(4): 142-147, out.-dez. 2011. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-678919
Atualmente, a endoscopia digestiva alta (EDA) é um dos exames mais indicados para avaliar doenças do trato gastrointestinal. Considerando sua importância no diagnóstico e também na terapêutica de doenças do esôfago, estômago e duodeno, é de relevância a análise dos dados quantitativos desse exame no país, bem como calcular seu custo-benefício. O objetivo do presente estudo é avaliar o número de EDA realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009 por estados e regiões do Brasil.

Métodos:

calculou-se o número de exames por 100 mil habitantes por ano, utilizando a população brasileira referente ao período de 2009, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para efeito de comparação utilizaram-se dados relativos a países com sistemas de saúde semelhantes ao SUS.

Resultados:

os estados onde mais se realizaram EDA foram Piauí, Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Paraíba; a região com maior número de EDA foi o Nordeste e a média nacional encontrada foi de 550 exames/100 mil habitantes/ano.

Conclusão:

quando se comparou a média nacional com países como Inglaterra, Holanda e Irlanda, notou-se que em nosso sistema público de saúde foi realizado a metade dos exames destes países.
Biblioteca responsable: BR9.1