Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise imunohistoquímica da pele fotoenvelhecida após tratamento com o ácido 5 delta aminolevulínico / Immunohistochemical analysis of photodamaged skin after treatment with delta 5-aminolevulinic acid

Ferolla, Ana Carolina Junqueira; Tamura, Bhertha; Rodrigues, Consuelo Junqueira; Cucé, Luiz Carlos.
Surg. cosmet. dermatol. (Impr.) ; 4(1): 10-16, jan.-mar. 2012. ilus, graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS-Express | ID: lil-684902

Introdução:

O mecanismo de destruição da célula alvo na terapia fotodinâmica compreende a destruição celular direta, a injúria ao estroma vascular e a ativação do sistema imune.

Objetivo:

Estudar a resposta imune da pele humana fotoenvelhecida ao tratamento com terapia fotodinâmica.

Métodos:

Treze pacientes femininas foram submetidas a três sessões de tratamento com o ácido 5 delta aminolevulínico associado à luz de diodo de 630nm. Foi avaliada a resposta imunohistoquímica do sistema imunológico da pele por meio dos marcadores anti-CD1a,anti-CD4+, anti-CD8+, anti-TNFa, anti-IFN¿ e anti-IL4; antes, 24 horas após a primeira sessão e 21 dias após a terceira sessão. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, e mediana.

Resultados:

21 dias após o ultimo tratamento houve diminuição do número de linfócitos CD4 e CD8, aumento de interleucina 4 na epiderme e derme, diminuição do TNF-a na epiderme e aumento na derme. A população de células Langerhans e do INF-¿ não mudou.

Conclusão:

Em relação ao sistema imune esta terapia não mostrou alteração das células de Langerhans e, por isso, pouca imunossupressão local. A apoptose dos linfócitos CD4 e CD8 foi evidenciada sugerindo que a terapia fotodinâmica possa ser útil em doenças inflamatórias. O estudo mostrou diminuição do TNFa na epiderme e aumento na derme além do aumento da IL4 em ambas, o que sugere resposta do tipo humoral neste protocolo, o que também pode ser evidenciado pela ausência do INFy.
Biblioteca responsable: BR1.1