Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação do autoconhecimento da doença em uma amostra de pacientes diabéticos do tipo 2 em Passo Fundo, RS, Brasil / Evaluation of the knowledge about thisdisease in a sample of type 2 diabeticpatients from Passo Fundo, RS, Brazil

Lisbôa, Hugo Roberto Kurtz; Weinert, Paulo Roberto; Kurtz, Luiz Aquino; Carazzo, Charles André; Hahn, Geisson Beck; Costenaro, Fabíola; Casanova, Fabricio; Cecchetti, Dileta.
Rev. AMRIGS ; 50(3): 199-204, jul.-set. 2006.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-689097
Para avaliar o conhecimento da sua doença, estudaram-se 171 pacientes (116 mulheres)provenientes de Passo Fundo, RS, com diabetes mellitus do tipo 2, com idade de57,4±10 anos e tempo médio de diagnóstico de 2,7±1 anos e provenientes de classessocioeconômicas média e inferior. O conhecimento sobre o diabetes mellitus foi avaliadopor questionário com 15 perguntas ilustradas por cartazes explicativos e que, se respondidascorretamente, possibilitariam um escore de 13,5 pontos. Foi medida glicemia capilarcasual e considerados mal controlados os indivíduos com glicemia maior que 160 mg/dL.A média de acertos foi de 6±1,8, sendo que o tempo de diagnóstico foi o fator que maisinfluenciou para o melhor escore. Observou-se que nesta amostra, possivelmente representativados pacientes diabéticos, havia um conhecimento abaixo da média das noçõesbásicas sobre a enfermidade, o que talvez explique que ¾ apresentassem glicemias malcontroladas. É necessário que os grandes avanços no conhecimento do diabetes mellitus sejamrepassados aos pacientes através de estratégias educativas para prevenir complicações.
Biblioteca responsable: BR18.1