Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Associação entre medidas antropométricas e fatores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes / Relationship between anthropometric measures and cardiovascular risk factors in children and adolescents

Burgos, Miria Suzana; Burgos, Leandro Tibiriçá; Camargo, Marcelo Dias; Franke, Silvia Isabel Rech; Prá, Daniel; Silva, Antônio Marcos Vargas da; Borges, Tássia Silvana; Todendi, Pâmela Ferreira; Reckziegel, Miriam Beatris; Reuter, Cézane Priscila.
Arq. bras. cardiol ; 101(4): 288-296, out. 2013. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-690569
FUNDAMENTO A obesidade tem sido identificada como importante fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, porém outros fatores exercem influência, combinados ou não à obesidade, e devem ser considerados na estratificação de risco cardiovascular em pediatria.

OBJETIVO:

Analisar a associação entre medidas antropométricas e fatores de risco cardiovascular, investigar os determinantes para as mudanças da pressão arterial (PA) e propor uma equação de predição para circunferência de cintura (CC) em crianças e adolescentes.

MÉTODOS:

Foram avaliadas 1.950 crianças e adolescentes, com idade entre 7-18 anos. Foi investigada a gordura visceral pela CC e a relação cintura-quadril, PA e índice de massa corporal (IMC). Em uma subamostra selecionada aleatoriamente desses voluntários (n = 578), foram medidos o colesterol total, a glicemia e os triglicerídeos.

RESULTADOS:

A CC se correlacionou positivamente com o IMC (r = 0,85; p < 0,001) e a PA (PAS r = 0,45 e PAD = 0,37; p < 0,001). A glicemia e os triglicerídeos apresentaram correlação fraca com a CC (r = 0,110; p = 0,008 e r = 0,201; p < 0,001, respectivamente). O colesterol total não se correlacionou com nenhuma variável. Idade, IMC e CC foram preditores significativos nos modelos de regressão para PA (p < 0,001). Propõe-se uma equação de predição da CC para crianças e adolescentes meninos y = 17,243 + 0,316 (altura em cm); meninas y = 25,197 + 0,256 (altura em cm).

CONCLUSÃO:

A CC está associada com fatores de risco cardiovascular e apresenta-se como fator preditor de risco para hipertensão em crianças e adolescentes. A equação de predição para CC proposta em nosso estudo deve ser testada em futuros trabalhos.
Biblioteca responsable: BR1.1