Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Paullinia cupana para o controle de fogachos em pacientes com câncer de mama: um estudo piloto / Paullinia cupana for control of hot flashes in breast cancer patients: a pilot study

Oliveira, Saulo Silva; del Giglio, Adriana Braz; Lerner, Tatiana Goberstein; Zanellato, Rebecca Melo; Tiemi, Livia; Reifur, Lucas; Santi, Patrícia Xavier; del Giglio, Auro.
Einstein (Säo Paulo) ; 11(4): 435-438, out.-dez. 2013. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-699852

OBJETIVO:

Avaliar se a Paullinia cupana diminui o número e a gravidade dos fogachos em mulheres após diagnóstico de câncer de mama.

MÉTODOS:

Estudo piloto prospectivo fase II realizado com mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, que completaram o tratamento pelo menos 3 meses antes e que apresentavam ao menos 14 episódios de fogachos por semana. Utilizando o desenho de Simon para que a primeira etapa fosse considerada positiva, ao menos 9 de 15 mulheres deveriam ter a gravidade dos fogachos diminuída em pelo menos 50%. As pacientes receberam 50mg do extrato seco de Guaraná oralmente 2 vezes por dia por 6 semanas. Foram avaliadas, a gravidade e a frequência dos fogachos.

RESULTADOS:

Dezoito pacientes iniciaram o tratamento com Paullinia cupana e 15 completaram o estudo. Três pacientes deixaram o estudo imediatamente após iniciarem o tratamento em razão de dificuldade na participação e não adesão. Das 15 pacientes que completaram o estudo, 10 obtiveram diminuição de mais de 50% dos índices de gravidade de fogachos. Durante as 6 semanas de tratamento, diminuições estatisticamente significativas foram observadas tanto no número de fogachos (p=0,0009), quanto nos índices de gravidade (p<0,0001). Paullinia cupana foi bem tolerada, e não houve relato de toxicidade como causa de saída do estudo.

CONCLUSÕES:

Paullinia cupana pareceu promissora para o controle de fogachos. Estudos mais extensivos são necessários.
Biblioteca responsable: BR1.1