Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aplicação da Escala de Braden em domicílio: incidência e fatores associados a úlcera por pressão / Application of the Braden Scale in the home setting: incidence and factors associated with pressure ulcers

Freitas, Jaqueline de Paula Chaves; Alberti, Luiz Ronaldo.
Acta paul. enferm ; 26(6): 515-521, 2013. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-702532

OBJETIVO:

Estimar a capacidade da Escala de Braden em predizer o surgimento de úlcera por pressão no âmbito domiciliar, conhecer a incidência da úlcera por pressão neste grupo e os seus fatores associados.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo que incluiu 183 pacientes. Foram estudadas variáveis demográficas e clínicas, grau de acometimento cognitivo e comprometimento de atividades da vida diária. A Escala de Braden foi aplicada em seis visitas domiciliárias mensais acompanhadas por seis meses em um Programa de Acompanhamento Domiciliar.

RESULTADOS:

A incidência de úlcera por pressão encontrada foi de 20%. A pontuação com melhor representatividade para considerar risco de desenvolvimento de úlcera foi o ponto de corte 18. O grau de classificação no programa de acompanhamento domiciliar, Alzheimer e Acidente Vascular Encefálico foram fatores preditores ao surgimento do agravo.

CONCLUSÃO:

A Escala de Braden demonstrou ser efetiva no âmbito domiciliar para predizer o surgimento de úlceras por pressão. A incidência de úlcera por pressão no acompanhamento domiciliar foi de 20%. E os fatores associados foram Grau no Programa de Acompanhamento Domiciliar, Alzheimer e Atividades da Vida Diária.
Biblioteca responsable: BR1.2