Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Suplementação de creatina como potencial agente terapêutico na reabilitação da doença arterial obstrutiva periférica / Creatine supplementation as a potential therapeutic aid in peripheral arterial obstructive disease rehabilitation

Câmara, Lucas Caseri; Suzigan, Erika Magalhães; Starling, Marcelo Andrade.
Acta fisiátrica ; 20(3): 152-156, setembro.
Artículo en Inglés | LILACS | ID: lil-704973
Suplementação de Creatina (Cr) têm sido utilizada de forma segura e eficaz em diversas condições de saúde e doença, incluindo fraqueza, atrofia e distúrbios metabólicos musculares. Na Doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), a isquemia crônica promove atrofia, denervação e prejuízos metabólicos musculares, reduzindo a força e resistência, prejudicando a aptidão física geral. Tomando em conjunto, os benefícios conhecidos da suplementação de Cr e a apresentação clínica da DAOP, apresentam a suplementação de Cr como potencial agente terapêutico a ser considerado.

Objetivo:

Realizar uma revisão sistemática da literatura científica procurando por estudos envolvendo a suplementação de Cr em portadores de DAOP, publicados nos últimos dez anos.

Método:

Uma pesquisa por artigos escritos em português e inglês no período descrito, incluindo o cruzamento de termos relacionados a DAOP e a suplementação de Cr foi realizada no PubMed, SciELO, e LILACS.

Resultados:

Um único estudo avaliou a influência da suplementação de Cr na amostra desejada (DAOP), descrevendo efeitos positivos na distância de caminhada e em propriedades sanguíneas. Devido à escassez de dados sobre o tema, o potencial uso da Cr na DAOP incluindo considerações metabólicas, funcionais e estruturais foi discutido.

Conclusão:

Apesar das apresentadas considerações para a utilização da Cr como potencial agente terapêutico na DAOP, apenas um estudo prévio verificou benefícios. Assim ainda há uma grande lacuna na literatura científica, deixando campo aberto para futuros estudos na procura de possíveis benefícios no combate a perda funcional, prejuízo da estrutura e metabolismo muscular de indivíduos doentes.
Biblioteca responsable: BR1.1